Just another WordPress.com site

Cultura do Remix

     O termo “cultura do remix” é dado para todas as obras que se inspiram, fazem paródias, utilizam trechos, de outras obras originais. A utilização desse termo está cada vez mais comum no século 21, mas existe um problema que atrapalha a sua efetivação.

    A propriedade intelectual atrapalha a cultura do remix. Essa propriedade intelectual acontece quando alguém registra que certa criação é somente sua e que deve receber seus direitos autorais quando ela é utilizada por outra pessoa.

     Obras criativas como o episódio Revelations (de Guerra nas Estrelas), é um exemplo de cultura remix que deu certo. Teve enorme acesso no mundo todo, apesar de George Lucas não ter liberado seus direitos.  Isto está cada vez mais comum hoje em dia.

    A cultura remix está cada vez mais forte. Pode ser observada no nosso dia a dia, sem que percebemos. O programa “15 minutos” da MTV, apresentado por Marcelo Adnet, utiliza paródias de músicas, por exemplo.

     Outro exemplo famoso são imagens de quadros famosos alteradas por artistas. Como o quadro da Monalisa de Leonardo da Vinci, que foi alterado por Maurício de Souza.  

 

       A não liberação dos direitos autorais cria uma certa marginalidade sobre essas obras da cultura remix. A proposta é criar o Creative Commons, que seria um modo do autor estabelecer o que ele quer que tenha direitos ou não. Então, o criador original se abstém dos direitos autorais de partes da obra ou até da obra inteira. Tudo isso em favor da cultura remix, que poderá usar trechos e se inspirar em obras, sem infrinfir à lei.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s