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Expressão corporal na escola

      O “corpo” é tratado no ambiente escolar, como se sua função fosse levar a “mente” para sala de aula, a fim de que pudesse ser passado para o aluno, o saber que a escola julga necessário adquirir. E o que vemos é um “corpo” mantido em imobilidade limitado e controlado em seus movimentos e expressões, sendo desprezada a história do saber corporal que cada indivíduo possui. Como é comum ouvirmos: “Fulaninho não aprende porque não para quieto…” E o seu corpo está ali, inquieto e sinalizando outras necessidades de mobilidade e expressão, o que na maioria das vezes não é percebido.

  Deve-se abordar a importância da Expressão Corporal na formação intelectual, cultural e social, além da conscientização do corpo pelo movimento do âmbito escolar. Contudo cabe ao profissional de Educação Física trabalhar e estimular esta vivência. A escola, enquanto espaço de aprendizagem democrática, comprometida com o processo de construção de uma nova sociedade, deve colocar ao dispor dos alunos diferentes quadros de referência para a leitura do mundo, permitindo que se dê o processo dialético de construção-reconstrução do conhecimento.

    Sendo a escola um espaço para que os indivíduos possam expressar as suas necessidades e anseios, no sentido de criar e recriar sua visão de mundo, percebemos como veículo para tais manifestações: a linguagem artística, corporal, cultural.

Qual seria o papel do professor de Educação Física dentro do ambiente escolar?

 

– Deve buscar uma interdisciplinalidade, tendo como uma de suas metas não permitir que o “corpo” seja separado da “mente” (como se isso fosse possível), durante o processo de construção do saber.

– Dismistificar regras já estabelecidas, como por exemplo que os momentos de liberdade de expressão só são possíveis no horário do recreio, e de não permitir que o conceito de uma Educação Física Militarista, se perpetue através de sua prática, assumindo o papel de disciplinador, daquele que simplesmente deve ajudar a manter a ordem .

– Como forma essencial para o crescimento do processo educativo tem-se articulação de todas as formas de linguagem e expressão, sempre levando em consideração a história que cada aluno trás para o ambiente escolar, as diversidades entre as mesmas, vendo o indivíduo como um ser inteiro na busca do seu crescimento biopisicossocial

     Esses são alguns exemplos de atividades que o professor pode fornecer aos alunos. Perceber corpo e mente como indissociáveis, estabelecer a unidade do homem é fundamental para a formação da criança e do jovem até a idade adulta.

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